Comunicação interna baseia-se em um conjunto de atividades estratégicas, desenvolvidas e implementadas no ambiente corporativo, a fim de assegurar um bom relacionamento e alinhamento entre a liderança e seus colaboradores.
Além da importância de cativar clientes, é fundamental investir em estratégias que promovam uma melhor comunicação interna, mais amigável, empática e saudável entre ambas as partes.
Uma comunicação interna eficaz e assertiva garante o alinhamento dos colaboradores aos valores e princípios de liderança da empresa, gerando equipes bem-informadas, motivadas e engajadas.
Para entender mais sobre a importância da comunicação interna e saber como aplicá-la em sua organização, fique conosco até o fim desta leitura.
Comunicação interna trata-se do planejamento e execução de ações que impactam os colaboradores de uma empresa, através de canais de comunicação, com objetivos previamente definidos a fim de promoverem a interação entre empresas e profissionais.
Em outras palavras, a comunicação interna baseia-se na transmissão e compartilhamento de informações no ambiente corporativo. Podendo ser feita tanto de forma vertical (entre líderes e colaboradores e vice-versa) quanto de forma horizontal (entre colaboradores do mesmo nível hierárquico).
O objetivo desta prática é alinhar as atividades dos funcionários à cultura organizacional, garantindo o engajamento em suas respectivas atividades e mais eficiência na entrega de resultados.
Segundo o escritor, jornalista e filósofo David Grossman, “Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem.”
A comunicação interna é imprescindível em qualquer empresa, e, quando bem estruturada, se torna muito benéfica para todos dentro de uma organização.
Para compreender melhor sobre essa boa prática, trouxemos alguns benefícios. Confira:
Através da comunicação interna, os colaboradores são estimulados a desenvolverem relacionamentos interpessoais e o espírito cooperativo. Promovendo, desta forma, maior interatividade entre as pessoas.
Quando os colaboradores estão alinhados aos objetivos da empresa, naturalmente se sentirão motivados e engajados a contribuir com o sucesso da organização.
Assim, as empresas contarão com profissionais dedicados e comprometidos com os objetivos do negócio.
Profissionais motivados e com senso de pertencimento são naturalmente mais felizes no trabalho.
A retenção de talentos, através de boas práticas e encantamento, reduz a taxa de rotatividade, gerando uma visão positiva da empresa, tanto interna quanto externa. Uma das formas de conseguir isso é investindo na comunicação interna.
A comunicação interna também tem um papel fundamental na gestão de crises, pois reduz o sentimento de insegurança e promove a união e motivação necessárias para que todos possam superar momentos de incertezas.
Para isso, é essencial que a empresa seja transparente quanto ao compartilhamento de informações sobre os desafios a serem enfrentados por todos.
Na implementação da comunicação interna, a utilização de ferramentas é imprescindível para auxiliar no planejamento e organização dessa prática.
Pensando nisso, desenvolvemos uma plataforma de comunicação interativa, que, além de promover a comunicação entre liderança, RH e colaboradores de forma eficaz e ágil, também engaja, motiva e fideliza os profissionais através da disseminação da cultura organizacional, compartilhamento de notícias e novidades, capacitação, gamificação, onboarding, mensuração de resultados e valiosos insights.
Mais engajamento
Melhores resultados
Redução do turnover
Profissionais mais alegres
Maior conexão com a empresa
Desenvolvimento das pessoas
Disseminação da cultura
Empoderamento dos profissionais
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