Quando falamos em employer branding e endomarketing, sabemos que as estratégias são capazes de trazer grandes benefícios para a empresa.
Fortalecer a cultura organizacional, motivar e engajar os profissionais, simplificar e centralizar a comunicação corporativa, aumentar a satisfação dos colaboradores e incentivar o desenvolvimento profissional são os principais benefícios. Entretanto, para que as ações de endomarketing gerem os efeitos acima, é necessária uma coisa: que a Gestão de Pessoas consiga mensurar a efetividade das estratégias.
Você consegue mensurar os resultados das suas ações de endomarketing?
Se você respondeu “não”, prepare a sua poltrona e pegue um cafezinho!
Elaboramos esse conteúdo com uma série de insights que podem ajudar você a identificar se a estratégia está (ou não) cumprindo o seu propósito. Além disso, vamos apresentar como uma plataforma de engajamento pode simplificar todo o processo de análise entregando insights poderosos.
Preparado?
Hoje, atrair novos talentos não é a única ação necessária para a empresa criar uma base sólida e se destacar no mercado. Aumentar o engajamento, disseminar a comunicação, garantir a motivação do time, investir em capacitação e melhorar a imagem da marca entre os colaboradores também é importante.
Quando a empresa investe em ações de endomarketing é porque tomou a decisão de aprimorar a sua cultura organizacional e reter bons profissionais. A questão é que, só aplicar a estratégia não dá garantia nenhuma de efeito. É preciso também avaliar a efetividade das ações para descobrir o que deu certo e quais as necessidades de melhorias.
Para isso, existem alguns insights que preparamos que podem ser usados como base para você mensurar o sucesso do seu endomarketing. Dê só uma olhada:
O quanto você conhece das pessoas que compõem o seu time interno? Você sabe quais são seus objetivos e medos? Sabe o que cada colaborador espera da sua empresa, o que não gostam ou o que estão fazendo para sua própria evolução profissional?
Um dos principais objetivos da estratégia é melhorar a imagem da marca entre os colaboradores. Mas, perguntamos: como a empresa espera alcançar esse propósito se não estiver preocupada em conhecer, primeiramente, o seu próprio time?
Você percebe diferença de comportamento entre as equipes? Alguns colaboradores estão mais motivados do que outros? O que as áreas mais engajadas estão fazendo? Em que os profissionais mais satisfeitos estão trabalhando atualmente? E, outra, quais são os colegas que integram o seu squad?
Avaliar o comportamento dos colaboradores também é uma forma de você mensurar a efetividade das suas ações de endomarketing.
É por meio das pessoas que você vai descobrir quais estratégias deram certo para o grupo, e o que pode ser aplicado para melhorar o engajamento e a comunicação com o restante do pessoal.
Os profissionais mais engajados fazem parte do time há quanto tempo? Os colaboradores com mais tempo de casa continuam motivados ou estão começando a demonstrar sinais de insatisfação?
Com o passar do tempo, é comum as pessoas se acomodarem ou mudarem as suas preferências. Isso não significa necessariamente que os integrantes antigos do time estão insatisfeitos, ok? Mas a percepção deles sobre a empresa pode ter mudado de alguma forma.
Nesse sentido, vale também avaliar o tempo médio de casa dos colaboradores para mensurar o sucesso do seu endomarketing. Ao fazer isso, você pode identificar se os integrantes menos engajados são aqueles que compõem o time há mais tempo. E, a partir disso, elaborar ações para recuperar a motivação.
Um dos benefícios do endomarketing é que a empresa consegue melhorar a comunicação corporativa. Contudo, para identificar se a estratégia realmente gerou esse resultado, os Gestores precisam acompanhar a interação entre os colaboradores.
Como os profissionais estão se comunicando entre si? As equipes estão se ajudando? Como é o diálogo entre os integrantes? De quanto em quanto tempo as pessoas estão trocando informações?
A questão não é monitorar a conversa que ocorre entre os profissionais e, sim, saber se as equipes estão interagindo e se realmente estão satisfeitas com a forma de comunicação.
Uma tomada de decisão ágil pode fazer a diferença na hora de elaborar novas ações de endomarketing. Mas, como vimos até aqui, garantir essa rapidez, seja para mensurar a efetividade da estratégia ou definir novas práticas, pode ser um pouco desafiador se feito manualmente.
E não existe uma forma da empresa tornar todo esse procedimento mais simples, eliminando o uso de diversas planilhas e outros controles descentralizados?
Ficamos felizes em dizer que sim, existe um meio…
Contar com uma solução que ajuda os gestores a comunicar, engajar e fidelizar talentos, apresentando insights, por exemplo, pode ser a alternativa certeira para garantir análises mais profundas e melhorar os resultados do seu endomarketing.
Se você ainda não possui uma plataforma que faz isso pela sua empresa, conheça o Mérito, solução da Gotobiz que gera insights que auxiliam na tomada de decisão, facilita a comunicação interna, fornece trilhas de conhecimento e capacitação, além de acompanhar o sentimento dos colaboradores.
Fale com um especialista.
Saiba mais