A possibilidade de adotar uma uma infraestrutura externa, a longa distância, como base para construir ambientes virtuais para os negócios acontecerem foi um marco importante entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Estamos falando da popularização da computação em nuvem.
Significa que, ao invés de investir uma alta quantia de dinheiro em servidores locais, tornava-se possível para as empresas a contratação de um espaço virtual sob medida para a realização das suas atividades diárias.
Em 2006, a AWS conquistou o público com uma solução pioneira na computação em nuvem. Naquele ano, a companhia criou uma infraestrutura que iria acelerar a adesão dos servidores virtuais.
Quase 20 anos depois, esses ambientes na nuvem continuam crescendo, ficando cada vez mais seguros e necessários para manter a competitividade em um mercado altamente digital.
Cerca de 10% a 20% das empresas já migraram para a nuvem, mas muitas ainda têm enraizada a crença de que não precisam e de que isso aumentaria, de alguma forma, a complexidade de suas operações.
Ocorre que todos os dias centenas de empresas estão correndo riscos e sofrendo prejuízos que poderiam ser evitados com a adoção dessa tecnologia fundamental. Essas organizações geralmente mudam de ideia diante de situações extremas, como uma pandemia ou um desastre natural que danifique o ambiente local dos seus servidores.
Na catástrofe climática que provocou as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a Gotobiz em uma parceria solidária com a AWS tirou da lama muitos servidores e colocou na nuvem – campanha de extrema utilidade para os negócios e que continua acontecendo.
Além de promover a modernização das operações em empresas de todos os portes e setores de mercado, a computação em nuvem é a medida essencial para a segurança de dados, recuperação de desastres e continuidade de negócios.
Por outro lado, a computação em nuvem não representa apenas a modernidade, mas um portal para a inovação nas empresas, permitindo um investimento sob medida para a inovação, oferecendo um modelo de serviço que se alinha perfeitamente às necessidades de empresas que buscam modernizar e expandir suas operações.
A conexão com tecnologias recentes é um exemplo claro disso. Ao adotar a IA e hiper automação usando dados armazenados na nuvem, é possível acoplar tecnologias avançadas aos processos de negócio de forma ágil e eficiente.
Assim, abre-se o verdadeiro espaço para a inovação. Inovação que, afinal, concretiza-se impulsionada pelas infinitas possibilidades que a nuvem oferece.
Saiba mais