Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui atualmente cerca de 11,9 milhões de desempregados. Entretanto, o grande número de pessoas desempregadas não parece solucionar o problema das empresas, que também enfrentam dificuldades com a falta de profissionais qualificados.
De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), só o setor industrial precisará de 2 milhões de trabalhadores para repor os inativos e preencher novas vagas até 2025.
O fato é que a falta de mão de obra especializada não é o único problema que as empresas estão vivenciando nos dias de hoje. Investir em desenvolvimento profissional, assim como atrair e conseguir reter bons colaboradores também se tornou um obstáculo.
Assim, eis que surge a seguinte dúvida: “O que é preciso para garantir a fidelização de profissionais?”
Para responder a essa pergunta simples, porém complexa, escrevemos este artigo mostrando a importância de fidelizar profissionais e como a empresa pode vencer os desafios da retenção de colaboradores ao fortalecer a cultura organizacional e investir em endomarketing e employer branding.
Esperamos que goste!
Se perguntássemos quais são os diferenciais necessários para fazer uma pessoa querer trabalhar dentro de uma empresa hoje, qual seria a sua opinião? As empresas precisam oferecer um plano de carreira, investir em desenvolvimento profissional, entregar um salário compatível com a função ou proporcionar um ambiente de trabalho agradável e livre de riscos?
A verdade é que não existe mais uma fórmula mágica para conquistar e reter bons profissionais. E, sim, ações estratégicas que ajudam no engajamento e motivação dos colaboradores.
Assim como o comportamento do cliente passou por uma série de transformações devido à pandemia, é visto que as perspectivas dos trabalhadores em relação ao mercado de trabalho também sofreram alterações.
E, da mesma forma que as marcas precisaram se adaptar para atender às necessidades do novo consumidor, agora chegou a hora das empresas também fortalecerem a sua cultura organizacional.
Se colocássemos duas empresas lado a lado, qual delas você acha que chamaria a atenção de bons profissionais: aquela que sempre está fazendo processos seletivos para preencher o mesmo tipo de vaga ou a que investe em desenvolvimento profissional e mostra o quanto se preocupa com a evolução dos seus colaboradores?
Certamente, para o profissional qualificado é a segunda opção. E existe uma explicação bastante lógica para isso.
Ao ver que a empresa investe e valoriza o seu time de colaboradores, o profissional instintivamente sabe que também será valorizado. E esse sentimento desencadeia um desejo em querer fazer parte da empresa.
Fidelizar colaboradores não é importante apenas para diminuir custos de contratação e demissão, como muitos pensam. Nos últimos anos, reter bons profissionais se tornou uma estratégia para atrair mais talentos e melhorar a reputação da marca no mercado.
Como falamos acima, não existe uma fórmula mágica para conquistar e reter bons profissionais. O que a empresa pode fazer, hoje, é apostar em estratégias que ajudem no engajamento e motivação dos colaboradores.
O employer branding, por exemplo, é uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa em relação ao ambiente de trabalho. Já o endomarketing visa reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair mais talentos.
Os benefícios de ambas as estratégias não se limitam apenas a gerar uma visão positiva sobre a empresa, diminuir a rotatividade e atrair mais talentos. Ao aplicar o employer branding e ações de endomarketing, a empresa também pode ter ganhos em produtividade e manter o time mais engajado e motivado.
Agora que você já sabe os benefícios do employer branding e da importância de investir em endomarketing, confira as 4 ações estratégicas que separamos para a sua empresa viabilizar a retenção de colaboradores:
O feedback é uma prática muito positiva para ajudar na fidelização de profissionais porque a marca consegue descobrir se os colaboradores estão ou não satisfeitos em trabalhar na empresa. Não só isso, identificar necessidades de melhorias que podem ajudá-la a aprimorar ainda mais a experiência do time.
Outra ação de endomarketing que ajuda na retenção de colaboradores é adotar a cultura de comemorar os aniversários. As pessoas gostam de se sentir importantes e ainda mais quando isso ocorre em datas especiais.
Promover eventos internos para confraternização entre os colaboradores é uma dica que também pode ajudar na fidelização de profissionais. Isso porque as pessoas que fazem parte do time começam a se sentir mais valorizadas e pertencentes ao grupo.
Manter um canal de comunicação aberto é outra ação que pode ajudar a aumentar a fidelização de profissionais. Afinal, sua empresa está dando espaço para as pessoas exporem suas opiniões, contribuírem com as estratégias e se sentirem parte da organização.
Viu só como vencer os desafios da retenção de colaboradores é possível? Você só precisa fortalecer a cultura organizacional e aplicar estratégias que potencializam o engajamento e motivação do seu time.
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