Você sabia que a inadimplência é uma das principais causas de fracasso das empresas? Segundo pesquisa do Serasa Experian, são 6,3 milhões de organizações endividadas no Brasil, maior número desde março de 2016.
Os motivos para esse número tão expressivo podem estar associados a falta de gestão financeira e inadimplência dos próprios clientes.
No entanto, existe uma forma da empresa se ver longe das estatísticas: usar uma régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis para incentivar o pagamento e melhorar o controle de contas a receber.
Leia o artigo e descubra o que trata essa régua, quais seus benefícios e como a cobrança automatizada pode ajudar o seu negócio na redução da inadimplência!
A régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis, (ou régua de cobrança) é uma solução cuja estratégia consiste em promover a boa relação com os clientes enquanto a empresa realiza cobranças. Funciona como uma espécie de roteiro, em que é programado o envio de mensagens para informar os devedores acerca das dívidas.
O intuito com o uso da régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis é atualizar os clientes a respeito de suas obrigações sem que os mesmos se sintam constrangidos com a abordagem.
Entre os principais benefícios da régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis, temos:
A gestão de recebíveis é uma das práticas mais importantes porque ajuda a empresa a manter a saúde de suas finanças. Porém, existem questões que podem tornar a prática desafiadora.
O problema mais comum enfrentado pelos profissionais envolve a inadimplência. A falta ou até mesmo o atraso dos pagamentos acarretam desequilíbrio nas contas a receber e isso, consequentemente, prejudica o fluxo de caixa.
Outra dificuldade enfrentada pelos profissionais que fazem o gerenciamento é o desinteresse dos líderes em investir em novas ferramentas tecnológicas. A falta de automação faz com que o processo de controle de recebíveis muitas vezes seja lento e ineficaz.
A gestão de recebíveis é desafiadora, mas aplicar a régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis pode ajudar a empresa a superar as dificuldades. De que forma?
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A importância de um gerenciamento e uma cobrança automatizada
Fazer a gestão de recebíveis manual exige um grande esforço e tempo dos profissionais. Afinal, a base de clientes costuma ter um grande volume de dados, e as informações podem estar muitas vezes mal alocadas ou até apresentando erros de digitação.
Esses erros podem levar os gestores a cometerem uma série de equívocos, como, por exemplo, realizar cobranças indevidas, algo que tende a prejudicar a reputação da empresa, desgastar o relacionamento com clientes inadimplentes e até punir a marca com processos judiciais.
Além de cobranças indevidas, o gestor também pode tomar decisões equivocadas a respeito das finanças, caso os dados estejam errados ou faltem informações.
Para evitar que esses problemas ocorram, é necessário que a empresa busque formas de automatizar seus processos internos, algo que só é possível com o uso de tecnologias.
A automação ajuda a empresa a reduzir a incidência de erros humanos, minimiza atrasos e melhora a previsão de fluxo de caixa. Mas não é só isso. Ela otimiza a gestão de recebíveis e contribui até para o envio automático das mensagens definidas para a régua de comunicação, relacionamento e cobrança.
Nenhuma empresa está livre de sofrer com a falta ou o atraso de pagamentos. No entanto, é possível minimizar os riscos de inadimplência e melhorar o controle de contas a receber agindo de forma estratégica.
Cobrar os clientes de forma direta pode gerar episódios de desconforto, insatisfação e até a ausência de quitação. E nenhuma empresa quer passar por isso.
Para assegurar um contato menos invasivo, mas assertivo na hora de fazer as cobranças, os líderes precisam usar abordagens inteligentes que envolvem o uso da régua de comunicação, relacionamento e cobrança de recebíveis.
Ao automatizar a régua e garantir cobranças automáticas, a empresa consegue informar o seu cliente a respeito das dívidas sem que o mesmo se sinta constrangido. O envio das mensagens personalizadas também pode fazer com que o cliente se sinta mais à vontade para abordar os seus problemas e buscar, junto com a empresa, melhores negociações.
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