Ampliando a eficiência em infraestrutura de TI: um caso no segmento energético

contato • 16 de dezembro de 2023

Uma companhia do ramo de energia busca combinar eficiência e estratégia para atingir resultados e posições de destaque no segmento. Nesse processo, conta com a parceria da Gotobiz para gestão, suporte e administração de infraestrutura de TI.


integração de tecnologia e negócio

A complexidade das operações da empresa exige uma infraestrutura de TI robusta e versátil, capaz de suportar tanto os processos internos quanto o atendimento ao cliente. Por isso, a empresa reconheceu a necessidade de contar com apoio externo para a infraestrutura de TI.


Escolheram a Gotobiz, especialista no setor, focando a equipe interna no negócio-fim e contratando uma empresa especializada naquilo que ela sabe fazer melhor que é a gestão da infraestrutura tecnológica permitindo, assim, que a equipe interna se concentrasse nas operações core do negócio.

superando desafios

Além da mudança significativa de governança que a empresa estava passando, o time de tecnologia passava por outra mudança: estava encerrando o contrato de prestação de serviços anterior e buscava um novo parceiro para fornecer uma equipe especializada em infraestrutura de TI.


A Gotobiz emergiu como a escolha ideal, oferecendo não apenas expertise técnica, mas também a capacidade de iniciar imediatamente com um mínimo de interrupção nas operações. Além da expertise buscada, a companhia priorizava um fornecedor local, conhecido e com vasta experiência positiva em serviços gerenciados e outsourcing.


A nova equipe parceira da TI viria a enfrentar um cenário desafiador:

  • reestruturação da companhia em função da nova governança;
  • início imediato das atividades, com uma transição ágil e sem impactar a operação;
  • reduzir o grande backlog de chamados e demandas;
  • assegurar níveis elevados de segurança, diminuindo o backlog também nesse ponto.


a solução: implementação estratégica da Gotobiz

O histórico da Gotobiz, que, no passado já prestou serviços para a companhia, somado à sua experiência, foi essencial para que as empresas firmassem a parceria.


A operação de serviços gerenciados e outsourcing conduzida pela Gotobiz contempla algumas etapas centrais, como:

  • agilidade na mudança para manter a estabilidade do ambiente ao assumir as atividades de infraestrutura;
  • apoio de uma equipe de transição, responsável por obter repasses com o cliente e gerar a documentação adequada, a fim de orientar as equipes;
  • acompanhamento intensivo realizado pela equipe de gestão, com visitas semanais e presenciais ao cliente, bem como a disponibilização de canal direto de comunicação;
  • presença constante do time comercial, que prestou o atendimento adequado ao cliente, apoiando-o tanto em suas demandas quanto com sugestões de inovações. 


benefícios tangíveis

Desde o início desta parceria, a empresa experimentou melhorias significativas decorrentes da parceria de serviços gerenciados e outsourcing firmada com a Gotobiz:

  • transição sem impactar a operação;
  • maior agilidade e organização na execução das atividades;
  • redução do backlog;
  • entre outros pontos.


Os resultados são notáveis, com redução no volume de demandas e um alinhamento eficaz entre as equipes interna e terceirizada. Em relação à transição, não houve intercorrências significativas. E quanto aos resultados obtidos, a companhia é destaque em relação à correção de vulnerabilidades. Nos últimos meses, o volume de apontamentos para aplicações de correções não é pequeno e está sendo possível ter bons resultados.


Os profissionais que atuam internamente na companhia são altamente qualificados e estão há bastante tempo atuando no negócio. E a Gotobiz tem relevante experiência de mercado, atendendo grandes empresas em todo o país, o que aumenta a sua capacidade de adaptação e inovação.


Esta parceria não apenas aprimorou a eficiência e produtividade da empresa, mas também assegurou a excelência e segurança necessárias para avançar no mercado de energia.


Para saber mais sobre como potencializar os negócios, conheça alguns de nossos serviços aqui

13 de janeiro de 2025
LiveWatch 6.0: Monitoramento Inteligente com IA Avançada
5 de novembro de 2024
A Black Friday 2024 está chegando! Promova escalabilidade, alta performance e segurança para o sucesso do seu e-commerce com o Cloud Managed Services.
9 de outubro de 2024
LiveCloud 14 – Novas funcionalidades e insights poderosos!
Por Por Pedro Bocchese – Especialista em RPA e Hiperautomação 8 de outubro de 2024
Prepare-se para transformar o futuro do seu negócio com RPA e Hiperautomação!
Uma pessoa está segurando um cérebro brilhante na mão.
Por Silvino Lins 30 de setembro de 2024
Neste artigo, exploramos como a nuvem tem sido um fator-chave para impulsionar a inovação nas empresas, acelerando processos, otimizando recursos e criando novas oportunidades de negócio.
A man is working on a stack of metal pipes in a factory.
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura aumentou a eficiência operacional com o Hey!Ho!, automatizando incidentes e mudanças, reduzindo o tempo de resolução em 50% e otimizando custos em 30%.
Caso de uso - Serviços
30 de setembro de 2024
Uma empresa de serviços financeiros melhorou a gestão de TI com o Hey!Ho!, reduzindo o tempo de resolução de incidentes em 50%, aumentando a visibilidade operacional em 40% e otimizando custos em 30%, resultando em maior satisfação do cliente.
Caso de uso - Segmento Manufatura
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura reduziu falhas em 80% e aumentou a eficiência em 50% com a implementação do LiveWatch, que detecta e corrige problemas antes de impactarem os sistemas, resultando em maior disponibilidade e economia em manutenção.
Caso de uso - Redes de hospitais
8 de setembro de 2024
Com a adoção de soluções de backup em nuvem, retenção de dados e recuperação de desastres, a rede alcançou 40% de aumento na eficiência de recuperação de dados, 30% de otimização nos custos de armazenamento a longo prazo e 55% de aumento na continuidade operacional.
MAIS POSTS
Share by: