Como funciona a gestão de pessoas na sua empresa? Você sabia que a comunicação interna exerce um papel significativo na motivação e engajamento dos profissionais?
Segundo uma pesquisa da Microsoft, 54% dos gestores sentem que o modo de liderança de sua organização não está em harmonia com as expectativas dos colaboradores e 74% afirmam que não têm a influência ou recursos necessários para provocar mudanças em seus times.
Esses dados revelam que mais da metade dos líderes percebem quando existe algo errado com a equipe, como o desânimo e desmotivação. Porém, a maioria não sente que tem capacidade de reverter esse quadro.
Em vista disso, a fim de ser capaz de compreender o que pode ser feito para aumentar o ânimo dos colaboradores, é essencial dar atenção à comunicação interna. Mas, afinal, por que é importante melhorar a comunicação interna? Quais as vantagens de usar uma solução especializada em comunicação organizacional? Confira as respostas durante a leitura!
A comunicação interna, como o próprio nome sugere, trata da manutenção do diálogo entre os colaboradores de uma empresa. Ou seja, é o conjunto de práticas estabelecidas pela organização para proporcionar o diálogo dentro da empresa.
Só para exemplificar, dentre outras circunstâncias, a comunicação organizacional serve para as seguintes situações:
Além disso, a comunicação provoca um impacto direto nas estratégias de endomarketing. Veja mais detalhes sobre isso.
O endomarketing, também conhecido como marketing interno, refere-se às medidas adotadas pela empresa com o intuito de melhorar a visão e os sentimentos que os colaboradores têm sobre a corporação.
Assim, a organização passa a ser reconhecida no mercado como uma empresa boa para trabalhar, sendo indicada pelos próprios colaboradores. Entre os benefícios, isso proporciona a atração de grandes talentos, aumentando a possibilidade de contratação de profissionais habilidosos.
Nesse sentido, a comunicação interna é uma das ferramentas do endomarketing, uma vez que para criar as estratégias de marketing adequadas é fundamental ouvir constantemente os feedbacks dos funcionários.
Mas existem outros motivos para investir na comunicação organizacional. Confira!
A comunicação interna é um meio de assegurar que a cultura organizacional seja colocada em prática. É por meio do diálogo que os gestores compartilham os valores empresariais com os colaboradores.
No entanto, é válido destacar que a comunicação interna vai além de avisos sobre prazos e repasse de informações sobre um projeto. Na realidade, envolve a conversa diária, a capacidade de escuta ativa dos líderes, compreendendo as dificuldades dos profissionais.
Sendo assim, uma empresa que investe na manutenção contínua das habilidades comunicativas organizacionais está mais propensa a solucionar de forma positiva os conflitos internos.
Só para ilustrar, imagine que um colaborador apresente queda na produtividade, qual seria a melhor ação que o gestor poderia tomar para melhorar o engajamento e a motivação desse profissional? Em muitos casos, a boa comunicação é a verdadeira solução.
Dessa forma, a gestão compreende a razão pela qual a pessoa está desmotivada e é capaz de elaborar estratégias que sejam realmente eficazes para ajudar a vencer as dificuldades.
Porém, diante das inúmeras tarefas que o gestor e as equipes precisam executar diariamente, pode ser difícil manter a comunicação organizacional apropriada. Além disso, a distância física do trabalho remoto, às vezes, funciona como uma barreira. Portanto, uma boa opção é recorrer a ferramentas que auxiliem neste diálogo.
Foi-se o tempo em que as empresas utilizavam de intranet para realizarem suas ações internas e reter dados e informações. Com o avanço da tecnologia e a humanização dos negócios, as empresas têm buscado cada vez mais plataformas ágeis que além de gerar insights, encantem e fidelizem os profissionais, em um canal interativo que centraliza e dissemina as informações, promovendo ambientes de trabalho mais felizes e inspiradores.
As ferramentas de comunicação internas são aplicações desenvolvidas especificamente para facilitar o diálogo organizacional. Assim, as funções e recursos desse tipo de aplicação são personalizadas para atender às necessidades de comunicação.
Confira os 4 benefícios que essas plataformas de comunicação e engajamento proporcionam para a sua organização:
O uso de uma ferramenta de comunicação interna auxilia na gestão de pessoas, já que esse tipo de tecnologia conta com funcionalidades que ajudam o gestor a monitorar o sentimento dos colaboradores.
Assim, é mais fácil identificar profissionais que estão sofrendo com estresse excessivo e podem desenvolver a síndrome de burnout. E, caso seja necessário, remanejar tarefas ou tomar outras medidas apropriadas.
Estudos apontam que mais de 40% dos trabalhadores brasileiros afirmam que se sentem estressados com o trabalho, 52% dizem que isso acontece por causa do excesso de atividades e 44%, devido à falta de reconhecimento.
Também há o fenômeno da Grande Resignação onde muitos profissionais decidiram pedir demissão em busca de novas oportunidades que ofereçam melhores benefícios.
Vale lembrar que, desde o início de 2022, o burnout passou a ser considerado como fenômeno ocupacional. Com isso, o colaborador afetado tem direito aos benefícios proporcionados pela legislação brasileira para doenças ocupacionais.
As ferramentas de comunicação interna influenciam diretamente na motivação e engajamento dos colaboradores, uma vez que a gestão e o time conseguem ter um relacionamento mais próximo, mesmo que o trabalho seja realizado remotamente.
Por exemplo, um recurso interessante é o uso da gamificação, o que significa dizer que a empresa poderá usar os mesmos estímulos fornecidos pelos jogos para incentivar os colaboradores a engajar nas ações. Dessa forma, o trabalho se torna um desafio prazeroso e os membros das equipes ficam mais unidos a fim de conseguirem “vencer o jogo”.
Outra vantagem é que as ferramentas de comunicação organizacional contribuem para a diminuição das taxas de rotatividade, ou seja, ajudam na fidelização de colaboradores.
Isso acontece porque os profissionais sentem que são ouvidos pela organização e que a sua opinião realmente importa, encarando esse fato como uma demonstração de que são valorizados.
Também é possível acompanhar o sentimento dos colaboradores, identificando antecipadamente sinais de desânimo ou estresse, dando a oportunidade de agir e resolver o problema antes do profissional pedir demissão.
Já sabemos que uma ferramenta de comunicação interna fortalece o Employer Branding, mas além disso ela também faz com que os profissionais se tornem embaixadores da marca. Ninguém melhor para promover a imagem da empresa do que seus próprios colaboradores, não é mesmo?
Entretanto, esses benefícios só serão reais se a empresa investir na ferramenta certa, que tenha os recursos ideais para manutenção da comunicação interna. É o caso da solução Mérito, que disponibiliza:
Então, que tal garantir a qualidade da comunicação interna em sua empresa? Conheça o Mérito!
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