Cada vez fica mais evidente: a nuvem é o destino certo para empresas que desejam ganhar escalabilidade e flexibilidade na gestão de TI, garantir acesso aos dados em tempo real e de um jeito simples. Contudo, com a implantação dos serviços em cloud, as companhias precisam lidar com outro desafio: o gerenciamento de consumo em nuvem, com foco no controle e na redução de custos.
A boa notícia é que já existem ferramentas que têm sido exploradas para facilitar o acompanhamento de consumo em nuvem, permitindo um controle financeiro eficaz.
Para viabilizar uma gestão em cloud mais assertiva, com o máximo desempenho e a otimização de custos na nuvem, as organizações têm optado pelo método FinOps - Operações Financeiras. A abordagem permite calcular os custos dos serviços de nuvem pública, fornecendo previsibilidade com as despesas de TI.
Quer entender como a gestão financeira pode ser aprimorada com as boas práticas de FinOps gerando redução de custos com nuvem?
Continue lendo o artigo!
FinOps é a abreviação de Cloud Financial Management. Basicamente, trata-se do modelo operacional para a nuvem que combina sistemas, boas práticas e cultura para aumentar a capacidade de uma organização de entender os custos da nuvem.
FinOps é o método que viabiliza o gerenciamento de consumo em nuvem, trazendo a responsabilidade financeira relacionada aos gastos para o centro da abordagem e permitindo que as equipes tomem decisões de negócios assertivas.
Além disso, o FinOps possibilita a colaboração entre TI, Engenharia, Finanças, Aquisições e gestão estratégica do negócio. De tal modo, a TI tem os recursos que precisa para se desenvolver em uma organização agregando valor à empresa com tecnologia em nuvem.
Em tempos de inovação e transformação digital, nunca foi tão importante assumir o controle dos gastos com nuvem e reduzir custos desnecessários.
Na prática, FinOps pode ajudar sua empresa na redução e otimização de custos com nuvem, abrindo margem para o investimento em outros projetos.
A prática de FinOps ajudará sua organizaçaão a superar os desafios comuns de trabalhar na nuvem para que você possa alcançar bons resultados. Juntos, profissionais de tecnologia, negócios e finanças podem fazer o uso de um novo conjunto de processos e modelo operacional para calcular e otimizar os custos de serviços de nuvem pública.
Veja algumas das vantagens das boas práticas de gestão financeira com FinOps!
Como vimos até aqui, as boas práticas de gestão financeira com FinOps orientam o gerenciamento de consumo em nuvem, permitindo a otimização de recursos, a redução de custos e o planejamento de novos investimentos.
Contudo, na hora de buscar o fornecedor de FinOps é importante observar alguns aspectos:
Confirme se a empresa utiliza a cloud de forma correta, acompanhando o consumo em nuvem.
Para utilizar a nuvem com eficiência, vale adotar práticas simples, como verificar se o fornecedor responsável pela migração é qualificado o suficiente para manter os dados e informações da empresa em segurança.
Ao checar esses dados, você evita custos desnecessários para a empresa.
Um correto planejamento com um parceiro especialista permite:
Se você quer a tranquilidade de investir em uma ferramenta completa, robusta e eficaz, conte com o LiveCloud FinOps, solução que entrega um conjunto de ferramentas para que empresas façam a gestão e acompanhamento de consumo em nuvem.
A Gotobiz, fornecedora da solução, aplica as práticas do framework FinOps para que empresas possam se beneficiar economicamente e do uso de boas práticas na gestão multicloud. Tudo isso com base em standards de mercado e anos de expertise no gerenciamento de ambientes pela Gotobiz.
Ficou curioso e quer saber mais sobre LiveCloud FinOps? Fale com um de nossos especialistas.
Saiba mais