GotoBiz e Ademicon: uma jornada para a nuvem

24 de junho de 2024

Como a Ademicon transformou seu ambiente de TI e potencializou seu negócio em parceria com a Gotobiz

Transformação do ambiente de TI da Ademicon, a partir da parceria com a Gotobiz e a AWS, transcende a retórica, ganha vida e vira uma história que segue sendo escrita pela tecnologia.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Gustavo Goes, gerente de tecnologia da Ademicon — a maior administradora independente de consórcios em crédito ativos no Brasil, com mais de 262 mil clientes e R$ 73 bilhões de créditos comercializados —, ficou bastante preocupado quando a garantia dos equipamentos da infraestrutura de tecnologia da empresa, mantidos no modelo on-premise, estava perto de terminar. “Isso foi no fim de 2019. Fiz a cotação no mercado para trocar os equipamentos por novos, mais modernos e com prazos de garantia estendidos, mas estava muito caro, um rio de dinheiro. A outra opção, mais em conta, seria subir tudo para a cloud, mas, de pronto, quando essa ideia surgiu, eu já me arrepiei”, confessa Goes.

 

A razão para a desconfiança era o ceticismo do executivo após uma experiência que havia tido sete anos antes, em outra empresa em que trabalhou. Na ocasião, a dor de cabeça superou com sobras os benefícios prometidos pela migração do on-premise para a nuvem. Por isso, só poderia aceitar a ideia se a ação fosse muito bem planejada e permitisse garantir que a tentativa não seria, novamente, fracassada.

 

“Eu fiquei realmente traumatizado com a experiência anterior e, claro, quando o pessoal da Gotobiz me trouxe a proposta, eu tinha mais receios do que disposição para encarar o desafio. Havia uma natural resistência - da minha parte - a essa ideia, mas a abordagem do time de vendas da Gotobiz, que demonstrou muito conhecimento técnico, me convenceu a aceitar, desde que, obviamente, fosse um processo gradual, para nos dar um tempo de estudo e ajustes”, explica Goes.


A cautela de Goes permitiu que se realizasse uma jornada de transformação, por meio dos serviços de LiveCloud da Gotobiz, de forma bastante pedagógica e com ganhos que puderam ser mensurados a cada etapa dessa aventura tecnológica. A prova de conceito (POC) que se deu com o ERP principal da Ademicon, o mais crítico da empresa. O executivo aprovou a sugestão da Gotobiz de subir para a nuvem os três servidores ligados ao sistema de gestão da empresa - um de banco de dados, um de aplicação e um de web. Quando o líder de TI constatou que o ERP na cloud — mesmo antes das adaptações específicas para a nuvem — rodava sem prejuízo, ficou bastante animado.







“Para ampliar o ambiente, não preciso mais comprar equipamentos físicos e esperar 60 dias para a chegada e, depois, ainda ter de instalá-los. Agora, abro uma chamada, comunico o que preciso. Por exemplo, para triplicar o meu servidor, sou informado de que ‘tudo bem’, que a ampliação será feita em um momento específico, fora do horário comercial. É muito mais rápido, escalável e fácil de lidar”


Gustavo Goes, gerente de Tecnologia da Ademicon


A solução da GotoBiz


Utilizando os serviços GotoBiz e cloud AWS, entre eles, Elastic Beanstalk para escalar a aplicação, Cloud Front para cache e WAF, RDS MySql para escalabilidade de banco de dados, S3 para armazenamento de imagens e AWS SQS para fila de cadastros; a Ademicon migrou gradualmente seus sistemas para a nuvem em menos de 90 dias.


O website, que possui um simulador de parcelas de consórcio e é um aspecto importante do ponto de vista de negócio para a Ademicon, já era hospedado na AWS e não apresentava desempenho adequado para grandes volumes de acessos dos usuários, como ocorre durante o programa BBB. Originalmente baseado em Wordpress PHP, o website utilizava uma arquitetura com uma única instância EC2, banco de dados RDS MySQL e CloudFront como CDN.

 

A arquitetura do website foi revisada e readequada para lidar com a enorme carga esperada. A camada de aplicação baseada em Wordpress PHP foi mantida para atender à necessidade do time de desenvolvimento que não podia redesenvolver a aplicação. No entanto, a aplicação agora foi migrada para o Elastic Beanstalk com redundância Multi-AZ. Esta mudança permitiu facilmente e rapidamente adicionar mais instâncias de servidor de aplicação para suportar grandes cargas de acesso e também permitiu reduzir a infraestrutura em momentos de baixa demanda de acessos.

 

As imagens estáticas do website foram migradas para um bucket S3 que são servidos através do CloudFront, removendo esta responsabilidade de processamento da camada do servidor de aplicação.

 

A implementação do AWS WAF foi crucial para aumentar a segurança do site ademicon.com.br. Essa medida de segurança é essencial devido ao alto volume de requisições, especialmente durante eventos de TV nacional como o Big Brother Brasil BBB, onde lidamos com milhões de requisições. Para proteger o site contra ataques DDoS, implantamos regras específicas de mitigação, garantindo sua disponibilidade contínua. Além disso, utilizamos regras customizadas e gerenciadas pela AWS, baseadas no OWASP, que ajudam a proteger contra injeções SQL, XSS e outras ameaças comuns. Além disso, usamos Lambda@Edge para adicionar headers de segurança como complemento. Para garantir conformidade com o PCI, utilizamos CAPTCHA para validar acessos legítimos e controle por IP de origem para acessos à página de login. Monitoramos através do Log Insights com dashboards para observar tráfego, bloqueios e ameaças em tempo real, permitindo ajustes rápidos. Nesta arquitetura, contamos com duas ACLs de WAF, uma aplicada no CloudFront e outra no ALB, para maior segurança em ambos os endpoints.


Métricas do CloudWatch de serviços do AWS WAF, CloudFront, Elastic Load Balancer e Elastic Beanstalk foram integradas à plataforma LiveCloud para observabilidade de KPIs pelo time de operação cliente e Gotobiz.


Depois de fazermos a virada para a nuvem da AWS, mantendo, num primeiro momento, a mesma configuração do on-premise, fizemos os testes, as homologações e passamos para o time de operações. Novos testes foram feitos e validados. A partir daí, quando vimos que tudo estava funcionando corretamente, sem prejuízos, começamos a fazer as melhorias do ambiente que a nuvem naturalmente nos proporciona, usando novos serviços e recursos.”


A quem possa pensar que a resistência inicial de Goes à migração para a nuvem possa ser uma questão particular, ele diz que, por meio do convívio com seus pares, pode afirmar que a desconfiança em relação às vantagens de levar os ambientes do on-premise para a nuvem ainda é comum entre os gestores de TI. “Há muitas empresas grandes, até maiores que a Ademicon, que ainda não migraram para a nuvem. E isso se deve à resistência em mudar, à confiança que têm no on-premise e à desconfiança que nutrem pela nuvem.”

 

Líderes de TI que tiveram experiências frustrantes como a de Goes ou escutaram histórias como a dele perdem a oportunidade de contar com a infinidade de oportunidades que a cloud pode proporcionar. “Essa mentalidade é mais comum em profissionais com mais bagagem, mais experientes, como eu. O pessoal mais novo já nasceu na onda da nuvem. Eles entraram no mundo da tecnologia já na era da cloud. Sempre que posso, quando encontro colegas resistentes, compartilho a minha experiência recente na Ademicon, com a Gotobiz e AWS, porque sei que é possível, é vantajoso e ainda há muito a desbravar.”



Reaprender sempre e falar a língua da TI 


“O fato é que essa parceria, além de ter modernizado e melhorado significativamente o nosso ambiente, nos traz um suporte valioso e me permite aprender o tempo todo. Cada reunião com Gotobiz é um aprendizado”


Goes conta que a transformação pela qual passa a empresa o obriga, como gestor, a reaprender a fazer seu trabalho a cada dia, já que o ambiente na cloud é muito diferente do ambiente on-premise. Ou seja, o avanço tecnológico, dessa maneira, enseja a ampliação de suas próprias capacidades profissionais permanentemente. “Para ajudar nesse processo, trouxe, para a nossa equipe, um devops, profissional que é responsável pelo contato diário com a Gotobiz”, diz o executivo.

 

A reaprendizagem que o depoimento de Goes revela, segundo o executivo de contas e relacionamento da Gotobiz, Carlos Oliveira, vai ao encontro da cultura organizacional da AWS, na qual é importante não ter medo de errar. “Deve-se testar com frequência, identificar os erros rapidamente e solucioná-los com ainda mais celeridade”, diz o especialista. O importante, assim, é buscar o aprimoramento a partir de testes e ajustes, e a parceria Gotobiz, AWS e Ademicon, como demonstra o depoimento de Goes, vai por esse caminho.

 

Uma dificuldade natural das empresas que prestam serviço no mundo da TI é estabelecer um diálogo fluido com os profissionais mais técnicos da área, porém são eles os especialistas e a migração, inevitavelmente, depende do apoio e do engajamento da maioria deles.

 

“O responsável do meu time pela infraestrutura de rede da empresa é um profissional muito criterioso e, como a maioria dos profissionais mais técnicos de TI, está mais acostumado às máquinas do que às pessoas. Quando eu o coloquei numa reunião, para que pudesse ponderar suas objeções ao time da Gotobiz, ele fez algumas perguntas que exigiam muito conhecimento técnico para serem respondidas, mas o time da Gotobiz respondeu. Então, ele veio e me disse: ‘Os caras são bons, sabem o que estão falando’”, conta Goes.

 

À capacidade do time da Gotobiz de falar a língua dos profissionais da área, somou-se a de não economizar esforços para encontrar soluções para desafios inesperados, seja ao buscar novas parcerias ou ao adquirir um novo conhecimento para chegar à resposta necessária. Ou seja, trata-se da disposição para trabalhar junto, atributo que, segundo Goes, o deixa “tranquilo” e o faz “dormir à noite”.

 

Um exemplo claro disso, segundo Goes, foi o Big Brother. A empresa, em 2023, participou pela segunda vez da atração televisiva, patrocinando o reality show. A primeira foi em 2022, quando a empresa se surpreendeu com a avalanche de acessos ao site em razão da campanha. “Havíamos triplicado a capacidade de tráfego do site, porque, logicamente, esperávamos um aumento expressivo de acessos, mas foi além do esperado. A prova da qual participamos no programa tinha uma hora e meia de duração prevista, mas o site só suportou os acessos por 19 minutos. Caiu e não conseguimos subi-lo de novo naquele momento.”



Em 2023, Goes pediu ajuda à Gotobiz para planejar e para acompanhar a ação em tempo real, com vistas a garantir que a empresa aproveitaria a prova do começo ao fim. O time técnico da Gotobiz analisou o site em seus mínimos detalhes, da linguagem usada à infraestrutura. A pedido da Gotobiz, foram feitos, previamente, testes de estresse no site.


“No dia da primeira prova [em 2023, foram três provas patrocinadas pela Ademicon], havia 27 pessoas dentro de uma sala acompanhando a ação enquanto ela acontecia. Sete eram do meu time, três de outra empresa parceira e os demais profissionais eram da Gotobiz. Tudo aconteceu como o planejado e a vibração foi incrível. A vibração dos profissionais da Gotobiz com o êxito da ação me fez ter certeza de que éramos um time só.”


Os resultados em números

As histórias e os testemunhos de Goes dão provas de que a parceria de LiveCloud Managed Services da GotoBiz com a AWS tem sido bem-sucedida para a Ademicon, mas os resultados também apresentam dados tangíveis:


Escalabilidade: dez vezes mais poder de expansão da infraestrutura depois da migração




Disponibilidade: perto de 100% da rede, contra uma indisponibilidade de 25% antes da migração




Confiabilidade: aumento substancial, com reforço da presença da marca no ambiente digital




Elasticidade: ganho expressivo, com mais de 2 milhões de acessos em duas horas




Governança: controle das operações de nuvem por meio da tecnologia CI/CD da AWS.




De todos estes ganhos, Goes considera a disponibilidade o mais importante, já que ela funciona como uma espécie de dínamo para a escalabilidade, a confiabilidade e a elasticidade. “Antes”, explica Goes, “eu dependia do meu link de internet interno, da energia do prédio onde estamos instalados e da infraestrutura da empresa. Como nem sempre dispúnhamos do ambiente ideal nessa infraestrutura, éramos obrigados a lidar, muitas vezes, com ao menos uma parada do sistema a cada mês”.

 

O executivo da Ademicon conta que fatos como a manutenção da rede de energia, as chuvas fortes e os acidentes costumavam tornar o ambiente digital indisponível para toda a empresa. “Além de quem estava no escritório, o time vendas, na rua, também ficava sem sistema. Agora, com a nuvem, meu sistema está ‘fora’. Mesmo que haja algum problema com nossa rede de energia e nossa infraestrutura — na qual também investimos e melhoramos muito —, o sistema segue funcionando. Os consultores e quem estiver em home office seguirão trabalhando normalmente.”

 

Goes enfatiza a importância dessa mudança, sobretudo, para o time de vendedores, “os profissionais que são a locomotiva do negócio” e não podem se dar ao luxo de adiar uma venda porque o ambiente não está disponível. Com o sistema deles na nuvem, as ocorrências de indisponibilidade caíram, o que contribui para as conversões. “Hoje, dificilmente perdemos uma venda por esse motivo: 100% de disponibilidade é impossível, mas estamos perto disso.”

 

Mesmo as demais áreas da empresa, segundo o executivo, beneficiam-se da cloud em termos de disponibilidade, como os profissionais do administrativo, que usam mais a infraestrutura física da companhia. “Se há algum imprevisto, eles podem, de qualquer maneira, ir para casa e trabalhar em home office, porque o sistema estará disponível.”

“Aumentar a resiliência do ambiente também faz parte das ações indispensáveis ao futuro próximo da Ademicon [...] Evoluímos bastante, mas queremos aumentar a automatização e dispor de um sistema de disaster recovery ainda mais eficaz do que já temos.”

Os desafios de um futuro (próximo)

Num mundo em que as transformações, sobretudo tecnológicas, dão-se de forma intensa e frequente, prospectar o futuro, a médio e longo prazo, é um exercício cada vez mais difícil de fazer. "Estamos com as reuniões marcadas e os trabalhos sendo tocados.”

 

Além do BBB, Goes destaca aspectos do dia a dia da operação da empresa. Afinal, tecnologia é investimento e, muitas vezes, também é redução de custos. O executivo de TI da Ademicon sabe muito bem disso e encontra, na Gotobiz e na AWS, aliadas nesse propósito.

 

Quando se trata de ambiente em nuvem, essa busca por otimização e valorização do negócio é chamada de FinOps. “A ideia é, de fato, economizar e transformar essa economia em recursos para serem investidos em mais inovações que ajudarão o negócio a crescer. É um trabalho contínuo.”

 

Em termos de novas ferramentas tecnológicas a serem usadas no futuro próximo, Ademicon, GotoBiz e AWS trabalham num projeto que envolve inteligência artificial (IA). Definitivamente, a IA não é uma onda, é uma nova realidade e saber explorá-la da melhor maneira é fundamental para qualquer empresa que busque ser competitiva no mercado atualmente.

 

“Aumentar a resiliência do ambiente também faz parte das ações indispensáveis da Ademicon”, adiciona Oliveira, da GotoBiz. Para Goes, isso envolve aumentar a automatização e dispor de um sistema de disaster recovery ainda mais eficaz do que o já existente, tornando a empresa ainda mais capaz de lidar com contratempos.

 

Na atualidade, o backup do banco de dados da Ademicon é feito a cada cinco minutos, uma frequência de alto desempenho. “Contudo, se algo grande acontece com o ambiente da empresa — o que é difícil, mas não impossível —, embora preservemos os dados, levamos dois dias para subi-lo novamente”, explica Goes. A ideia é que a empresa seja capaz de subir o ambiente mais rapidamente. “Estamos estudando, com a Gotobiz, o que pode ser feito em termos de automação, para reduzir significativamente esse tempo de recuperação.”


Como se pode ver, quando se trata de tecnologia, das possibilidades de aprimoramento que propicia e dos ganhos possíveis, o céu é o limite.

Conheça a GotoBiz!


Na GotoBiz, acreditamos que envisionar não é apenas um conceito abstrato, mas a essência da transformação e da evolução. Ver a ação à frente significa antever os desafios e oportunidades do amanhã, trazendo o futuro para o presente. 


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