Nuvem está no centro de expansão digital da Ademicon

contato • 1 de março de 2023

A Ademicon, maior administradora independente de consórcio de imóveis e pesados do Brasil, está passando por um processo de expansão digital e escolheu a Gotobiz by Processor como uma de suas principais parceiras nesta jornada. Em busca de um ambiente escalável, seguro e de alta disponibilidade, a administradora de consórcio contratou o serviço de LiveCloud, solução de hospedagem em nuvem que, desde a sua implementação, vem gerando diversos resultados positivos para a companhia.

"Graças à elasticidade da nuvem, a nossa arquitetura pôde crescer em até seis vezes, o que gerou uma economia de tempo de um ano e meio no desenvolvimento de projetos", aponta Tiago Jesuíno, CTO da Ademitech, a divisão de tecnologia da Ademicon.

Além disso, o CTO destaca que, após a migração para a nuvem, o grupo encontra-se com uma disponibilidade de infraestrutura com um índice de praticamente 100%. “Nossos serviços passaram de um downtime gigantesco de 20 a 25% para um downtime próximo a zero. A Gotobiz by Processor nos entregou 100% de disponibilidade em nuvem até o momento. Agora estamos trabalhando na camada de aplicação”, destaca o gestor, que já foi CTO da MadeiraMadeira. 


“Em nossa jornada, o core business está em nuvem e a Gotobiz está gerenciando isso para nós. Temos baixíssimo risco de continuação de serviço e nosso principal ponto que é o crescimento do negócio, temos a possibilidade de escala de uma forma muito ágil”, complementa. 


Desafios 

 

É claro que para chegar até esses resultados, a empresa precisou passar por diferentes desafios. O primeiro deles envolveu a mudança de mindset dos próprios profissionais da Ademitech em direção à uma estratégia que permitisse uma jornada de escala da companhia. 

O grupo possuía todas as suas bases instaladas em data center no formato on premise, além de contar com profissionais com pouca experiência em nuvem. 

 

Outra adversidade ao longo da jornada abrangeu a arquitetura de serviços da empresa, que teve de passar por diversos testes de virtualização.

"Nos próximos dois anos, vamos mergulhar muito em infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS), pois isso nos ajudará a ter a escalabilidade que precisamos”, projeta Tiago. 


Escolha do novo parceiro


Nas palavras do CTO da Ademitech, a escolha pelos serviços da Gotobiz by Processor levou em consideração a criação de diferentes requisitos de análise para fins de comparação e, posteriormente, aplicados em seis grandes players do setor. "A Gotobiz foi comparada a outros players do mesmo calibre e se destacou como a melhor em termos de qualidade. O critério preço não foi levado em consideração", ressalta. 

 

A parceria hoje vai além. A Gotobiz está ajudando, não só nessa jornada, mas também a desenvolver os produtos e as pessoas de tecnologia com sua expertise, direcionando o plano de carreira desenhado para equipe técnica. 


Saiba mais sobre o cenário tecnológico


Para o projeto de migração para Cloud da Ademicon, o foco foi o desenvolvimento de uma arquitetura voltada a serviços mais resilientes, utilizando os recursos AWS mais aderentes a esse objetivo: Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) com EBS; Sistema banco de dados como serviço com RDS for SQL Server e MySQL; Conectividade com VPC.

 

Em uma segunda etapa após a migração, a Ademicon passou a empregar esforços em extrair informações mais relevantes ao negócio, através uma iniciativa de Data Analysis. A Gotobiz tem apoiado o time de cientistas de dados da Ademicon a extrair informações dos dados hospedados hoje na AWS, através dos recursos computacionais: AWS Athena, AWS Glue, S3, Amazon QuickSight.

 

Os recursos de nuvem da AWS possibilitam uma camada robusta de infraestrutura de nuvem onde permite a escalada e a evolução dos sistemas hospedados de acordo com o crescimento esperado da companhia, como por exemplo a extração de dados com Data Analysis. Adicionalmente, os serviços gerenciados LiveCloud desenvolvidos pela Gotobiz, possibilitaram à Ademicon tranquilidade para expansão do negócio, enquanto o time 24x7 da Gotobiz monitora seu ambiente. 

Benefícios da jornada para a nuvem

 

Três benefícios são destaque para a Ademicon ao longo dessa jornada: disponibilidade, qualidade da entrega e o nível de governança.

 

“Realizar a gestão dos serviços com mudanças em produção foi um acelerador importante. Não tivemos nenhum incidente relevante de serviço e o nível de atendimento, bem como o tempo de resposta é incrível”, comemora o gestor. “Somos atendidos muito rapidamente pelos especialistas e a convergência de resultado e qualidade é muito alta, então, não temos retrabalho. Os indicadores principalmente de disponibilidade, garantia, confiabilidade, tudo isso foi gabaritado na subida para a nuvem. Cada movimentação que a gente faz não gera indisponibilidade pois temos um atendimento muito sênior com a equipe da Gotobiz by Processor nos apoiando”, pontua. 


O que foi feito 

 

  • Implantação do LiveCloud Hosting como solução para hospedagem dos principais serviços usados pelo cliente;
  • Atuação com time de especialistas em cadeias de agenda focadas em resolução e migração de dados do cliente; 
     
  • Migração baseada em fases, onde inicialmente foram migrados os maiores sistemas e, posteriormente, os satélites;
  • Monitoramento, operação e suporte 24 x 7 do ambiente. 


 

Sobre a Ademicon e sua visão de futuro 

 

Ademicon é a união de duas companhias de 30 anos: a Ademilar – consórcio de imóveis, veículos e serviços, e a Conseg – plataforma white label de grandes marcas como New Holand, Suzuki e Mitsubishi – que prometem cobrir o mapa do país em atuação. Hoje a carteira soma mais de 70 mil clientes atendidos e R$ 17 bilhões em créditos comercializados. 

 

Com sede em Curitiba e atuação nacional, conta com mais de 100 unidades de negócio. Com um crescimento de 44% no último ano, prevê uma forte expansão para realizar a abertura de capital na bolsa. 

 

O CTO da Ademitech salienta que para acompanhar esse direcionamento da cia, um indicador estratégico é a escalabilidade do seu ambiente: “hoje temos a possibilidade concreta de ampliar a infraestrutura tecnológica em até 10 vezes”, comemora.



13 de janeiro de 2025
LiveWatch 6.0: Monitoramento Inteligente com IA Avançada
5 de novembro de 2024
A Black Friday 2024 está chegando! Promova escalabilidade, alta performance e segurança para o sucesso do seu e-commerce com o Cloud Managed Services.
9 de outubro de 2024
LiveCloud 14 – Novas funcionalidades e insights poderosos!
Por Por Pedro Bocchese – Especialista em RPA e Hiperautomação 8 de outubro de 2024
Prepare-se para transformar o futuro do seu negócio com RPA e Hiperautomação!
Uma pessoa está segurando um cérebro brilhante na mão.
Por Silvino Lins 30 de setembro de 2024
Neste artigo, exploramos como a nuvem tem sido um fator-chave para impulsionar a inovação nas empresas, acelerando processos, otimizando recursos e criando novas oportunidades de negócio.
A man is working on a stack of metal pipes in a factory.
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura aumentou a eficiência operacional com o Hey!Ho!, automatizando incidentes e mudanças, reduzindo o tempo de resolução em 50% e otimizando custos em 30%.
Caso de uso - Serviços
30 de setembro de 2024
Uma empresa de serviços financeiros melhorou a gestão de TI com o Hey!Ho!, reduzindo o tempo de resolução de incidentes em 50%, aumentando a visibilidade operacional em 40% e otimizando custos em 30%, resultando em maior satisfação do cliente.
Caso de uso - Segmento Manufatura
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura reduziu falhas em 80% e aumentou a eficiência em 50% com a implementação do LiveWatch, que detecta e corrige problemas antes de impactarem os sistemas, resultando em maior disponibilidade e economia em manutenção.
Caso de uso - Redes de hospitais
8 de setembro de 2024
Com a adoção de soluções de backup em nuvem, retenção de dados e recuperação de desastres, a rede alcançou 40% de aumento na eficiência de recuperação de dados, 30% de otimização nos custos de armazenamento a longo prazo e 55% de aumento na continuidade operacional.
MAIS POSTS
Share by: