O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge/RS) é pioneiro na disponibilização de serviços e benefícios aos seus associados, desde sua fundação em 1942, pontuando sua atuação tanto na luta por melhores condições de trabalho, quanto pela qualidade dos serviços públicos prestados à população, ciente do papel decisivo dos profissionais de engenharia no desenvolvimento do Estado e do País. E sob esse aspecto, avançar tecnologicamente para poder estar cada vez mais próximo do seu associado é um valor fundamental para o Senge/RS na busca de sua transformação digital.
Há muitas décadas o sindicato atua buscando a valorização dos engenheiros representados de diferentes formas. Benefícios exclusivos, ação sindical, programas de qualificação e assistência jurídica aos profissionais são algumas delas, assim como acesso a planos de saúde onde existem mais de 14 mil beneficiários registrados.
A adoção de Cloud era a aposta da entidade para seguir investindo constantemente na profissionalização dos processos de gestão e na modernização dos serviços prestados e, assim, poder tornar a relação ainda mais sólida com seus mais de 17 mil engenheiros associados.
O Senge/RS trabalhava apenas com infraestrutura tradicional de TI baseado em servidores locais, que já não proporcionavam a disponibilidade e confiabilidade necessárias a operação dos sistemas de integração com os associados. Essa infraestrutura on-premise apresentava eventuais indisponibilidades aos sistemas de interação com os associados em momento críticos. A manutenção desse ambiente on-premise era feita pela equipe de TI local com o desafio de manter os sistemas atualizados, com os devidos backups realizados e não possuía camadas de redundância desses sistemas críticos.
Parceira no projeto, a Gotobiz by Processor trouxe como solução de serviços gerenciados através da plataforma LiveCloud, onde o time de consultores da Gotobiz planejou a migração da estrutura de servidores locais para uma estrutura de Landing Zone baseada na plataforma Amazon Web Services (AWS) o que proporcionou rapidamente ao Senge/RS um ambiente tecnológico mais estável e disponível aos seus associados.
O sistema web de atendimento aos associados foi migrado utilizando capacidade computacional fornecida por instâncias Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) que permite utilizar recursos como CPU, memória, armazenamento, conectividade de rede e sistemas operacionais sob demanda. A aplicação foi publicada de forma segura na Internet através do AWS Elastic Load Balancer utilizando certificados digitais criados nativamente pelo AWS Certificate Manager (ACM). Os certificados digitais gerenciados pelo ACM são renovados automaticamente e atualizados nos recursos de nuvem dependentes, dispensando o antiquado procedimento de renovação manual e substituição de certificado digital na aplicação, garantindo maior disponibilidade geral do sistema.
O servidor de banco de dados da aplicação também foi migrado e modernizado, deixando de utilizar o formato tradicional de máquina virtual para adotar a modalidade de banco de dados como serviço (DBaaS) com Amazon RDS (Relational Database Service) para o MySQL. O banco de dados Amazon RDS proporcionou a escalabilidade flexível, permitindo que o parceiro MSP dimensione facilmente a capacidade computacional para atender a demandas variáveis, conforme as sazonalidades de acesso dos associados.
O AWS Backup, uma solução de Backup as a Service com políticas de proteção de dados centralizadas, foi adotado para proteger os dados das instâncias EC2 e RDS e permitiu alcançar um RPO efetivo através da confiabilidade de um serviço de backup nativo de nuvem. Por fim, o serviço de DNS que ficava hospedado no ambiente local do Senge/RS foi migrado para o serviço Amazon Route53 que se integra facilmente aos demais serviços desta solução, como o Amazon Elastic Load Balancer e Amazon Certificate Manager, auxliando na eficiência operacional do ambiente.
Com a parceira no projeto de adoção dos serviços de cloud em AWS conduzido pela Gotobiz by Processor, o Senge/RS, vem inovando seus ambientes computacionais para hospedagem das aplicações utilizadas para interação com seus associados, como por exemplo o portal Meu Senge, onde ficam armazenadas informações cadastrais relevantes, bem como acesso à segunda via de boletos de pagamento, histórico financeiro, informações sobre dependentes entre outras funcionalidades.
Hoje todo esse ambiente tecnológico hospedado em AWS conta com a sustentação da plataforma de serviços gerenciados LiveCloud, onde não ocorreram mais incidentes relativos a indisponibilidade das aplicações, seja por falha no ambiente ou por falta de recurso computacional.
Além dos ganhos inerentes da nuvem, como escalabilidade adequada e infraestrutura sempre disponível, o Senge/RS ganhou mais velocidade no atendimento aos associados e evolução nos sistemas de tecnologias utilizados.
"O grande desafio da nossa área é administrar esse grupo de benefícios. Queremos nos manter próximos do associado, ser cada vez mais tecnológicos e avançar nos serviços", conclui o Diretor-Presidente do Senge/RS, Eng. Cezar Henrique Ferreira.
"A jornada para a nuvem vai nos permitir avançar muito na oferta de serviços on-line nos próximos anos. Com mais rapidez e soluções mais simples, a ideia é que o nosso time possa se focar ainda mais na atenção aos associados", destaca o Diretor-Presidente do Senge/RS, Eng. Cezar Henrique Ferreira.
Para saber mais sobre as vantagens da nuvem na aceleração e simplificação do uso de tecnologias, acesse aqui.
Por dentro do projeto:
Os ambientes de Windows, AD e SQL Server, também foram migrados as aplicações legadas e ERP para interação com os filiados através dos seguintes serviços AWS, utilizando tecnologias como EC2, RDS for SQL Server, Elastic File System, Elastic Load Balancing, hospedagem site com Beanstalk e CloudFront, e do DNS em Route53.
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