Mover a recuperação de desastres para a nuvem é a melhor solução

contato • 3 de fevereiro de 2022

Disaster recovery em cloud: mais segurança para sua infraestrutura de TI

A recuperação de desastres (DR) realmente boa é cara e complexa. Por isso, muitas vezes, as estratégias de disaster recovery mais robustas geralmente são reservadas a bancos, departamentos governamentais ou indústrias críticas.


Porém, sabemos que a necessidade de proteção contra interrupções é universal. Afinal, falhas de sistema, falta de energia ou de rede, ataques cibernéticos, acidentes e desastres naturais podem acabar com as operações de uma organização em questão de segundos.


Além disso, problemas menores, como uma atualização de software malfeita até falha de componente de hardware, também podem causar estragos.


De acordo com dados da pesquisa do Instituto Uptime de 2020, 44% das organizações sofreram uma grande interrupção recente que “impactou tangivelmente” os negócios. Além disso, o estudo indica que as interrupções estão se tornando mais prejudiciais. 


Porém, nenhuma organização pode remover todos os riscos. Em vez disso, é preciso ter uma estratégia de TI eficaz para recuperar dados e restaurar seus sistemas de computador. Daí a importância de ter recuperação de desastres mais acessível e disponível na nuvem e, em alguns casos, mais simples. 


Neste artigo, apresentamos o que você precisa saber para mover sua abordagem de disaster recovery para cloud.


Ótima leitura! 


O que é recuperação de desastres na nuvem?


A recuperação de desastres na nuvem é um serviço gerenciado que ajuda a recuperar rapidamente os sistemas críticos de sua organização após um desastre. Na prática, a DR fornece acesso remoto aos seus sistemas em um ambiente virtual seguro.


Na abordagem da DR tradicional, o gerenciamento de dados em um data center secundário pode ser demorado e caro. Sendo assim, mover a estratégia de disaster recovery para a nuvem torna esse processo muito mais eficaz, eliminando a necessidade de infraestrutura tradicional e reduzindo significativamente o tempo de inatividade.


Os departamentos de TI agora podem aproveitar o poder da nuvem para ativação e failover imediatos. Ou seja, é possível alternar perfeita e automaticamente para um sistema de backup confiável, com mais rapidez por uma fração do custo da DR tradicional.


Como funciona a recuperação de desastres na nuvem?



A recuperação de desastres na nuvem tem uma abordagem muito diferente da DR tradicional. Em vez de carregar os servidores com o sistema operacional e o software do aplicativo e aplicar patches na última configuração usada na produção, a recuperação de desastres na nuvem faz diferente. Ela encapsula todo o servidor, que inclui o sistema operacional, aplicativos, patches e dados em um único pacote de software ou servidor virtual.


Então, esse servidor virtual é copiado para um data center externo ou convertido em um host virtual em minutos. Como o servidor virtual não depende de hardware, o sistema operacional, os aplicativos, os patches e os dados podem ser migrados de um data center para outro com muito mais rapidez do que nas abordagens tradicionais de DR.


Afinal, por que mover a recuperação de desastres para a nuvem é a melhor solução? 


A recuperação de desastres na nuvem (cloud DR) é uma combinação de estratégias e serviços destinados a fazer backup de dados, aplicativos e outros recursos para nuvem pública ou provedores de serviços dedicados.


Sendo assim, quando ocorre um desastre, os dados, aplicativos e outros recursos afetados podem ser restaurados para o data center local - ou um provedor de nuvem - e retomar a operação normal da empresa.


O objetivo do DR na nuvem é praticamente idêntico ao DR tradicional: proteger recursos valiosos de negócios e garantir que os recursos possam ser acessados ​​e recuperados para continuar as operações comerciais normais. A DR é um elemento central de qualquer estratégia de continuidade de negócios. 


Contudo, antes do advento da conectividade na nuvem e das tecnologias de autoatendimento, as opções tradicionais de DR eram limitadas a implementações de DR local e de segundo site. 


Na prática, a DR local nem sempre protegia contra desastres como incêndios, inundações e terremotos. Já a abordagem de DR fora do local oferecia proteção muito melhor contra desastres físicos, mas trazia custos comerciais significativos para a implementação e manutenção de um segundo data center.


Com o surgimento da cloud computing, a nuvem pública e os provedores de serviços gerenciados podem criar uma instalação dedicada para oferecer uma ampla gama de serviços e recursos eficazes de backup e DR. 


Assim, as empresas recebem acesso contínuo a serviços de DR off-site altamente automatizados, escaláveis e autônomos, sem a despesa de um segundo data center e eliminando a necessidade de selecionar, instalar e manter ferramentas de DR. Em outras palavras, a computação em nuvem torna o processo de disaster recovery muito mais simples, prático, seguro e eficaz.


Como as soluções de DR da  Gotobiz podem ajudar?


De acordo com projeções do IDC, o mercado de DR baseado em nuvem, também conhecido como DRaaS, deveria chegar a US$ 4,9 bilhões em 2021, mantendo uma taxa de crescimento de 16,7% até 2024. A tecnologia traz uma série de benefícios para as empresas. 


Veja algumas das principais vantagens:


  • Opções de pagamento conforme o uso;
  • Flexibilidade e escalabilidade;
  • Alta confiabilidade e redundância geográfica;
  • Teste fácil e recuperação rápida.


Se você está pensando em mover sua política de DR para a nuvem, precisa saber que a Gotobiz oferece as soluções e os recursos necessários para criar a arquitetura de recuperação de desastres ideal.


LiveCloud Disaster Recovery permite que os clientes mitiguem e se recuperem facilmente de desastres que podem tornar inacessíveis os ativos críticos para suas operações de negócios. 


Com a estratégia de discovery disaster em cloud, as organizações podem testar e atualizar frequentemente sua solução de DR em escala de produção, para que possam atender aos requisitos rigorosos de objetivo de tempo de recuperação (RTO) e objetivo de ponto de recuperação (RPO), mapear dependências de aplicativos e reduzir efetivamente o custo total de propriedade (TCO).


Com as soluções em nuvem da Gotobiz, as organizações podem expandir sua infraestrutura conforme a necessidade e com pagamento conforme o uso, permitindo maior flexibilidade e economia do que as soluções de DR locais. Como parceiro especialista no assunto, a Gotobiz permite que você provisione rapidamente uma infraestrutura altamente segura e confiável para minimizar o impacto de um desastre.


Comece a aprimorar sua estratégia de recuperação de desastres com a Gotobiz hoje mesmo. Fale com um especialista e saiba por onde começar.

13 de janeiro de 2025
LiveWatch 6.0: Monitoramento Inteligente com IA Avançada
5 de novembro de 2024
A Black Friday 2024 está chegando! Promova escalabilidade, alta performance e segurança para o sucesso do seu e-commerce com o Cloud Managed Services.
9 de outubro de 2024
LiveCloud 14 – Novas funcionalidades e insights poderosos!
Por Por Pedro Bocchese – Especialista em RPA e Hiperautomação 8 de outubro de 2024
Prepare-se para transformar o futuro do seu negócio com RPA e Hiperautomação!
Uma pessoa está segurando um cérebro brilhante na mão.
Por Silvino Lins 30 de setembro de 2024
Neste artigo, exploramos como a nuvem tem sido um fator-chave para impulsionar a inovação nas empresas, acelerando processos, otimizando recursos e criando novas oportunidades de negócio.
A man is working on a stack of metal pipes in a factory.
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura aumentou a eficiência operacional com o Hey!Ho!, automatizando incidentes e mudanças, reduzindo o tempo de resolução em 50% e otimizando custos em 30%.
Caso de uso - Serviços
30 de setembro de 2024
Uma empresa de serviços financeiros melhorou a gestão de TI com o Hey!Ho!, reduzindo o tempo de resolução de incidentes em 50%, aumentando a visibilidade operacional em 40% e otimizando custos em 30%, resultando em maior satisfação do cliente.
Caso de uso - Segmento Manufatura
30 de setembro de 2024
Uma empresa de manufatura reduziu falhas em 80% e aumentou a eficiência em 50% com a implementação do LiveWatch, que detecta e corrige problemas antes de impactarem os sistemas, resultando em maior disponibilidade e economia em manutenção.
Caso de uso - Redes de hospitais
8 de setembro de 2024
Com a adoção de soluções de backup em nuvem, retenção de dados e recuperação de desastres, a rede alcançou 40% de aumento na eficiência de recuperação de dados, 30% de otimização nos custos de armazenamento a longo prazo e 55% de aumento na continuidade operacional.
MAIS POSTS
Share by: