Na gestão de tecnologia da informação (TI) corporativa, são muitas as questões que exigem atenção para assegurar a disponibilidade de aplicações. O time da área deve buscar entender quais aspectos e processos precisam ser aprimorados, quais deles apresentam gargalos, falhas e, ainda, identificar aqueles que estão obsoletos.
Com uma ferramenta de monitoramento das aplicações do negócio, é possível ter sempre à vista os pontos de vulnerabilidade e melhoria da operação de ambientes.
Neste artigo, mostramos por que vale a pena estar atento ao monitoramento das aplicações.
Leia o artigo! Saiba como fortalecer a gestão de plataforma tecnológicas.
O primeiro aspecto que precisa ser considerado é: não há melhorias significativas ao negócio se não acompanharmos de perto a operação e ambientes, analisando indicadores e entendendo os resultados.
Para justificar e conduzir uma jornada de evolução tecnológica na companhia, é necessário ter previsibilidade de forma antecipada e proativa sobre os desafios enfrentados e os resultados obtidos com os sistemas e aplicativos. Daí a importância de priorizar o monitoramento da operação de ambientes, verificando sempre a disponibilidade das aplicações.
Segundo o Gartner, as soluções de monitoramento são responsáveis por capturar os dados, permitindo análise detalhada das aplicações, identificação de problemas e a visibilidade do panorama do sistema em tempo real.
Com esse acompanhamento, o gestor de TI passa a ter uma série de novas possibilidades. A partir do acesso aos indicadores, ele pode:
● Melhorar o processo de tomadas de decisão, tornando mais ágil e assertivo;
● Refinar as estratégias de gestão de TI;
● Buscar novas oportunidades de otimização da estrutura e do modelo de gerenciamento; e muito mais.
Com uma ferramenta de monitoramento de desempenho das aplicações, as companhias podem fazer o melhor uso dos dados coletados. Além disso, elas conseguem descobrir problemas antes que eles afetem os clientes, reduzir o tempo de recuperação, responder rapidamente e atender aos problemas, cumprindo às exigências dos Acordos de Níveis de Serviço (SLAs).
Ao adotar as ferramentas de soluções de monitoramento, o gestor de TI sabe que tem ao seu alcance a ferramenta certa para prevenir problemas de indisponibilidade nas aplicações de negócio.
Na prática, este tipo de solução oferece uma série de vantagens para as organizações, como:
Um dos maiores motivos pelos quais as empresas adotam a gestão da plataforma tecnológica é para resolver os problemas rapidamente e fazer com que os sistemas voltem à funcionalidade completa para atender aos SLO. Além disso, esse tipo de ferramenta contribui para evitar a ocorrência de erros e falhas de desempenho futuros.
Se um aplicativo ou serviço não estiver disponível, os clientes podem ficar rapidamente frustrados e encontrar uma alternativa, o que acaba afetando a receita. A gestão de aplicações garante que seus sistemas continuem disponíveis, além de otimizar o tempo crítico de carregamento de aplicativos.
A monitoria da operação de ambientes ajuda a garantir a otimização de aplicativos, aumentando a velocidade e agilidade no atendimento às demandas do setor. Gerando vantagem competitiva.
Quanto mais rápido o tempo de resposta, melhor a percepção dos clientes sobre a experiência proporcionada pela sua marca. Portanto, avalie sempre o tempo de carregamento da página e o desempenho de aplicativos móveis e da web. Sem esse acompanhamento, você corre o risco de perder clientes para os seus concorrentes.
Quando um aplicativo que não está sendo monitorado ativamente falha, geralmente acontece de forma catastrófica e sem aviso prévio. Consequentemente, as organizações precisam parar tudo para lidar com o problema repentino, colocando suas equipes de TI em situações extremamente estressantes.
A gestão de operação de ambientes ajuda a evitar esses problemas à medida que fornece à organização uma visão maior de qualquer falha antes que ela se torne uma catástrofe. Ao usar ferramentas de automação, a empresa ainda pode economizar mais em operações de TI.
Para potencializar os resultados e o crescimento do negócio e transformar, de fato, a gestão de aplicações é preciso explorar as tecnologias facilitadoras da evolução e do aprimoramento contínuo da estratégia de TI.
Quando a organização alcança um nível avançado de maturidade em TI, o próximo passo é evoluir para uma plataforma de gestão tecnológica, que, além do monitoramento, fornece automação inteligente dos processos e do fluxo de dados.
De acordo com o Gartner, “AIOps combina Big Data e aprendizado de máquina para automatizar processos de operações de TI, incluindo correlação de eventos, detecção de anomalias e determinação de causalidade”.
Na prática, para chegar à implantação da AIOps, inclusive com o uso de IoT e sensores, é preciso investir no monitoramento das aplicações, observando aspectos técnicos, como lentidão, funções indisponíveis e lacunas de segurança digital. Para tanto, você deve começar a acompanhar as aplicações, identificar as oportunidades de melhoria e agir.
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