Com as novas tendências em tecnologia e a escassez de profissionais de TI, o Managed Services vem ganhando cada vez mais espaço. Afinal, eles permitem garantir a eficiência de processos com o melhor da tecnologia.
O Managed Services de TI, também conhecidos como Serviços Gerenciados ou pela sigla MSP, representam um modelo de negócios em que uma empresa delega as operações/tarefas específicas de TI para uma equipe terceirizada de técnicos e especialista de suporte.
Com um provedor responsável pela gestão de serviços, o cliente passa a ter um parceiro responsável por tarefas específicas. Essas atividades podem variar desde gerenciamento de backups agendados até monitoramento de segurança com uma operação de TI totalmente terceirizada.
Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre serviços gerenciados. Continue a leitura!
Basicamente, a modalidade de managed services consiste em contratar um provedor de serviços responsável por manter suas soluções alinhadas aos objetivos de negócios e às demandas dos usuários.
Dessa maneira, como parte da sua estratégia você pode evitar o estresse do gerenciamento das soluções de trabalho e, em vez disso, concentrar-se em seu negócio principal.
Ao contratar um parceiro responsável pela gestão de serviços, você cria um processo planejado, consistente e contínuo para manter a eficiência e otimizar constantemente o desempenho dos seus aplicativos.
Se você já pensou em usar a gestão de serviços, mas tem receio da ideia de terceirizar os processos, está na hora de conhecer os benefícios dessa abordagem. Ao confiar a administração de ambientes a um parceiro especialista, você obtém uma série de vantagens. Confira!
Ao delegar o gerenciamento das suas aplicações para um parceiro de serviços externos, você libera a equipe para lidar com outras demandas e agrega valor estratégico à sua organização. Você pode contar com profissionais especializados com experiência em infraestrutura, sistemas e gestão, economizando tempo e dinheiro.
Esse arranjo é especialmente benéfico para empresas com pequenas equipes de TI que estão sobrecarregadas de atividades e necessitam dar vazão as demandas do negócio. Isso porque contar com parceiros especialistas reduze a necessidade de contratar uma grande equipe de TI, liberando os colaboradores do time para lidar com problemas e desafios mais críticos.
O cenário de TI nas organizações está mudando constantemente e acompanhar esse ritmo nem sempre é fácil. Por isso, o managed services faz toda a diferença. O parceiro é responsável por gerenciar os serviços, garantindo que eles sejam atualizados, aprimorados e otimizados. Assim, você não se preocupa mais com problemas relacionados ao gerenciamento de mudanças.
A gestão de serviços simplifica o gerenciamento de soluções em toda a organização. O parceiro de aplicativos é responsável por lidar com todas as iniciativas relacionadas às mudanças, de acordo com seus SLAs (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço).
Os serviços gerenciados garantem melhor desempenho, confiabilidade e flexibilidade a um custo menor do que o modelo tradicional de TI.
Você pode se assegurar suas aplicações para rastrear e medir o desempenho, armazenamento, segurança e vários outros parâmetros críticos para o sucesso da operação.
Com maior transparência, você pode garantir que todos os seus aplicativos, tanto no local quanto na nuvem, tenham um desempenho ideal.
Com os serviços gerenciados, você pode facilmente fazer a transição de aplicativos locais para a nuvem, pois tem um parceiro know row para orientá-lo na jornada rumo à cloud.
Ao poder contar com um parceiro especialista em serviços gerenciados, você terá o suporte ideal para enfrentar os desafios de migração para a nuvem e garantir benefícios consideráveis a longo prazo.
As empresas que procuram parceiros em gestão de serviços, geralmente, buscam preencher uma lacuna em sua operação atual. Normalmente, o cliente deseja adicionar mais responsabilidades à sua operação e, então, decide contratar uma empresa que saiba como implementar esses serviços.
Na verdade, investir em um MSP, pode fazer o serviço funcionar de forma muito mais rápida e acessível. A seguir, apresentamos algumas das aplicações de managed services:
As empresas de TI gerenciadas incluirão software de gerenciamento que pode fornecer relatórios granulares sobre a integridade do sistema. O monitoramento proativo e integrado dos ambientes garante alta disponibilidade e prevenção a falhas através da gestão de incidentes e problemas.
Um projeto de recuperação de desastres pode variar de um simples trabalho de backup a objetivos de recuperação muito mais específicos, seguindo os acordos de nível de serviço (SLAs) definidos. Os MSPs trabalham com o cliente, orientando a elaboração de um plano no qual as expectativas correspondem ao orçamento. Quanto mais disponibilidade é incorporada à solução, menor será o tempo de restauração.
Com o cenário de ameaças atual, o gerenciamento da segurança vai além de um firewall e antivírus. Hoje, software e experiência devem ser mesclados para fornecer recursos avançados em uma solução completa.
Por exemplo, eles podem incluir aprendizado de máquina para ameaças/assinaturas de dia zero, criptografia para explorações, registro centralizado para resolver problemas mais rapidamente e verificações contínuas para hackear vulnerabilidades.
Todos esses componentes podem produzir dados para desenvolver relatórios para auditoria de conformidade.
É quando a empresa de gerenciamento de TI fornece uma solução de help desk/tickets que ajuda a atender às necessidades dos usuários diariamente, com gerenciamento das atividades, dos níveis de serviços e dos fluxos de trabalho das organizações, possibilitando o controle preciso e sistemático dos processos em formato digital.
O gerenciamento de servidores e/ou infraestrutura de nuvem requer conjuntos de habilidades específicas para lidar com a complexidade das várias plataformas de nuvem e aplicativos SaaS. Um parceiro de serviços gerenciados moderno precisa entender que tudo está mudando constantemente e as empresas estão mudando sua forma de fazer negócios, usando a tecnologia de maneira diferente da atual.
Com o cenário de TI mudando tão rapidamente, há novos serviços e soluções que as empresas de TI precisarão incorporar em seus portfólios para se diferenciar.
Com um portfólio de nuvem em expansão, as empresas de TI devem começar a integrar soluções de tecnologia a sua gestão.
Uma empresa de TI gerenciada que fez a maior parte de seu trabalho com desktops pode ter dificuldades com o monitoramento avançado nas camadas de servidor e aplicativo. Gerenciar desktops já não é o suficiente, é preciso ter o monitoramento avançado das aplicações de toda a organização, para garantir o funcionamento do negócio.
Segurança sincronizada é um termo que descreve o gerenciamento de vários componentes e dispositivos de segurança com uma plataforma unificada e inteligente. Às vezes, chamado de Unified Threat Management, os administradores podem usar seu portal centralizado para dar total controle e visibilidade por meio de uma única interface. Camadas de ferramentas permitem mais proteção, visibilidade e resposta a ataques cibernéticos e outras ameaças virtuais.
Virtual Desktop Infrastructure (VDI) ou Desktop as a Service (DaaS) estão ganhando força no setor. Mais e mais empresários estão começando a ver o valor de uma solução centralizada e baseada em nuvem que incorpora tudo em uma única plataforma, com serviços consumidos sob demanda.
DevOps é o resultado da combinação entre operações de TI e desenvolvimento. Se uma empresa de TI gerenciada planeja fazer negócios com companhias que possuem equipes internas de desenvolvimento, ela deve pensar em como arquitetar um sistema escalável que seja automatizado enquanto aproveita as ferramentas que interagem e complementam o desenvolvimento. Esta é uma especialidade importante para quem espera que um MSP agregue valor a uma equipe de desenvolvimento de software.
Como vimos até aqui, ter um parceiro especialista em serviços gerenciados pode ser uma ótima alternativa para quem deseja otimizar os processos internos, ganhar produtividade e crescer em um ritmo constante.
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